VPN

Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual é uma rede de acesso restrito construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública (como a internet). Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes por comutação de pacotes (MPLS ou Frame Relay, por exemplo) para conectar redes distintas, utiliza-se a infra-estrutura pública, uma vez que para os usuários a forma como as redes estão conectadas é transparente e toda a estrutura da Internet já está pronta e disponível. 

A principal motivação para implementação de VPNs é financeira: links dedicados são caros, principalmente quando as distâncias são grandes. Por outro lado existe a Internet, que por ser uma rede de alcance mundial, tem pontos de presença espalhados pelo mundo. Conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias forem grandes. 

Outras motivações para o uso das VPNs seriam a segurança, para garantir autenticação, integridade dos dados e confidencialidade das comunicações e qualidade de serviço em ter uma garantia quanto a disponibilidade e performance do serviço. 

Os dispositivos responsáveis pela formação e gerenciamento dessa rede virtual, para propiciarem uma comunicação com segurança, devem ser capazes de garantir: Privacidade dos dados, ou seja, caso os dados sejam interceptados durante a transmissão, não podem ser decodificados Integridade dos dados, além de não serem decodificados (privacidade), os dados não podem ser modificados durante a transmissão Autenticação, garantia de que os dados estão sendo transmitidos ou recebidos do dispositivo remoto autorizado e não de um equipamento qualquer; ou seja, garantia que o dispositivo remoto com o qual o túnel foi estabelecido é realmente o dispositivo remoto autorizado e não outro equipamento se "fazendo passar por ele" Trata-se de uma rede remota segura, utilizando-se de dados criptografados e outras ferramentas de seguranca, disponibilizada entre entidades comuns. 

Totalmente necessária para segurança de comunicações entre matriz/filiais e entre empresas parceiras/fornecedores. Tem-se também o recurso de se montar uma VPN individual, dando-se o acesso a funcionários que se conectam através de uma conexão segura e podem acessar o sistema interno da empresa.

 

Mais Soluções

Soluções Corporativas: Projetos, infraestrutura, datacenter, outsourcing, redes, servidores, cftv, Internet, segurança, desenvolvimento de sistemas



Vídeo


Linux Fi Treinamento e Consultoria

Rua Lauro Torres, 260 - Tambauzinho - João Pessoa/PB

Tel: 83 3243-3111
Cel: 83 8831-7900

A Linux Fi é uma empresa associada ao e à